» Os usuários rapidamente encontraram e apreciaram os benefícios de poder comparar os preços dos hotéis em diferentes OTAs em tempo real e em qualquer lugar do mundo.»
O ganho prometido pelas OTAs quando entraram no cenário das reservas de hotéis foi a possibilidade oferecida aos usuários de comparar os preços entre uma variedade de hotéis num só lugar. Quando estávamos nos acostumando com esse serviço, apareceram os Metabuscadores (Trivago, Tripadvisor, Google Hotel Ads e outros), para melhorar ainda mais a experiência de compra. Os usuários rapidamente encontraram e apreciaram os benefícios de poder comparar os preços dos hotéis em diferentes OTAs em tempo real e em qualquer lugar do mundo.
À medida que a tecnologia a serviço da indústria da hospedagem evolui, a relação entre os mecanismos de busca e as agências de viagens on-line também evolui.
Mas há algo que muitos desconhecem. O que é um metabuscador?
Para o setor de hospedagens, é basicamente uma ferramenta que, em um só lugar, mostra as tarifas e a disponibilidade de diferentes hotéis e diferentes canais de vendas, principalmente OTAs e, às vezes, diretamente dos hotéis por meio da conectividade com o motor de reservas do seu próprio website. Isto torna a busca muito mais fácil para os usuários que simplesmente têm que inserir suas datas de viagem para obter diferentes opções de acomodações e comparar os preços do mesmo hotel em diferentes canais de vendas, selecionando o que melhor lhes convier.
Para o ano de 2013, eles começaram a se promover ativamente em um mercado dominado pelas OTAs, naquela época eles estavam apenas crescendo e passados seis anos a situação é muito diferente e eles já dominam este mercado.
Estudos recentes mostram que os usuários pesquisam em diferentes fontes antes de tomar a decisão da reserva e, por exemplo, os mais avançados buscam em pelo menos 20 sites diferentes para garantir que estão obtendo o melhor resultado. Isto envolve muito trabalho manual. Outros dados do Google indicam que 60% dos usuários que iniciam buscas de viagens acabam em dispositivos diferentes. Isto
é o que os Metabuscadores querem resolver e é por isso que eles estão liberando os usuários desta tarefa trabalhosa e lenta, colocando em um só lugar todas as informações.
E como um hotel aparece nos metabuscadores e compartilha espaço com as OTAs?
A primeira coisa é ter um Motor de Reservas em sua própria página web e então você deve se conectar com os Metabuscadores mais importantes. Neste sentido, a CM Reservas não é apenas responsável por fornecer um motor de reservas robusto, adaptável a diferentes dispositivos, em idiomas e moedas múltiplas e de fácil utilização para o usuário, mas também se conecta com os 3 Metabuscadores mais importantes do momento: Google Hotel Ads, Trivago e Tripadvisor, para que seu Hotel apareça como uma das opções para que os usuários possam selecionar seu canal de vendas diretas sobre as OTAs.
Conclusão:
Os Metabuscadores são hoje o canal mais influente entre os usuários que buscam reservar um hotel. Tornou-se mais uma opção para hotéis que podem encontrar neles uma grande oportunidade de colocar seu canal de vendas diretas, que neste caso é representado pelo motor de reservas de seu site para competir em igualdade de condições com as OTAs sem que isto representa um investimento muito caro.

Leia nossos artigos mais recentes:
- ¿Por qué NO somos un all-in-one?
- ¿Por qué CM Reservas es líder como empresa proveedora de tecnología hotelera?
- La importancia de una cobranza automática de reservas. Integración con plataformas de pago.
- Amplía tu distribución. Las conexiones disponibles de nuestro Channel Manager
- ¿Por qué CM Reservas es una empresa líder en tecnología hotelera?