[vc_row][vc_column][vc_column_text el_class=»bullets-visibles»]Sabemos a importância de ter Channel Manager na profissionalização dos processos de vendas de hotéis. Neste artigo, procuramos ir um pouco mais longe no uso dessa ferramenta. Estamos interessados em abordar a estratégia de vendas e, para isso, o aliado indispensável é o Revenue Management.
É muito valioso que o Channel Manager tenha ferramentas de Revenue, para que o hotel possa tirar proveito delas e fornecer dados e informações confiáveis sobre a geração de reservas, tarifas e temporadas.
Mas, em que um Channel Manager seria útil para o Revenue Management?
Seria útil, pois nos oferece:
- Relatórios estatísticos. Elementar ao fazer um bom trabalho de Revenue Management. É necessário saber de quais países nossos clientes vêm, por meio de quais OTAs reservam, qual é a estadia média, quanto dinheiro recebemos por essas reservas, qual é o fluxo de clientes que fazem reservas por meio de nosso mecanismo de reservas, qual é o quarto quais mais eles usam, quais menos, etc. A aplicação dessas informações na estratégia de vendas é o primeiro passo na venda para o público certo.
- Tarifas com paridade. Os OTAs exigem paridade para manter seu hotel em uma boa posição, entre outras coisas.Inserir taxas através do Channel Manager garante isso.
- Agilidade para fazer alterações. Através do Channel Manager, os processos decadastro são realizados muito mais rapidamente. Isso permite aproveitar esse tempo restante para realizar análises de vendas e definir estratégias de preços.
- Listas de preços.Após identificar as diferentes temporadas do seu estabelecimento por meio do Revenue Management, você pode estabelecer listas de preços e aplicá-las em um único clique no período de tempo que escolher. Você pode cadastrar várias taxas com código para aplicar dinamicamente e fazer modificações quantas vezes for necessário.
- Rate shopper. Você deve saber como sua concorrência vende para definir sua estratégia. Com base no que você vê nos preços dehoteis, é possível definir com mais elementos os do seu próprio hotel.
- Criação de regras entre quartos e tarifas.Essa ferramenta permite estabelecer relacionamentos entrequartos e tarifas para economizar tempo de cadastro e minimizar erros. Quanto mais automatico for o processo, mais poderá se dedicar à definição da estratégia, implementando-a em alguns minutos.
- Regras de Revenue Management. Existem Channel Managers (nossos, por exemplo) que incluem regras específicas que ajudam a maximizar as vendas e são programadas para serem ativadas automaticamente de acordo com os parâmetros que indicamos, como:
– Regras de preço. Eles permitem aumentar ou diminuir o preço, dependendo do número de quartos disponíveis no inventário.
– Regras de estoque (quartos vendidos). Eles permitem aplicar um fechamento de vendas a determinados portais ou a todo o hotel, de acordo com os quartos que o hotel vendeu e os que estão disponíveis para venda. Eles também podem ser aplicados no nível do plano de taxas.
– Regras de velocidade de vendas. Eles permitem aumentar ou diminuir o preço, dependendo do número de quartos vendidos em um determinado período de tempo.
– Regras de abertura. Eles permitem reabrir uma taxa que foi fechada anteriormente com parada de venda. Geralmente é usado para a taxa de «Último minuto», onde você deve reabrir esse tipo de taxa diariamente. Ele também permite que você tenha alguns planos tarifários promocionais fechados por padrão, podendo abrí-los, se necessário.
Conclusão:
É muito importante que, para alcançar uma venda correta orientada ao público, você tenha um Channel Manager com as ferramentas de Revenue Management. As estatísticas e a automação que você pode obter com elas serão mais um passo para a profissionalização do seu departamento comercial.
Você sabia que nosso Channel Manager inclui um módulo gratuito de Revenue Management que permite o uso dessas ferramentas e muito mais? Entre aqui para mais informações.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]