É sempre um bom momento para cuidar melhor da venda direta e crescer, certo?
O contato direto entre o hóspede e o hotel, tanto por telefone quanto pela web ou redes sociais, tem assumido grande importância nesta pandemia.
Este grande aumento fez com que muitos hoteleiros passassem de atitudes passivas ou neutras para considerarem as vendas diretas um pilar estratégico em sua distribuição.
Neste artigo, queremos explicar por que esse fenômeno e como aproveitá-lo ao máximo.
Quais são as razões pelas quais os hóspedes preferem a venda direta?
- Os clientes procuram informações verdadeiras sobre o hotel.
Diante de uma situação de tantas incertezas quanto a atual, os clientes se esforçam para encontrar a informação na sua fonte e que melhor maneira do que o site do hotel para isso. As informações em canais não oficiais podem não estar tão atualizadas.
A atualização constante das datas de abertura, serviços oferecidos, áreas abertas do hotel e protocolos, deve ser anunciada desta forma para se conseguir maior confiança e transparência com o hóspede.
- Não há medo de comprar online
A forma de comprar mudou completamente e todos tivemos que nos atualizar.
Vivemos muitos meses trancados em casa e com saídas limitadas. A Internet, e os dispositivos móveis em particular, têm sido nossos companheiros por muitas horas.
Por muitos meses, a única maneira de reservar uma viagem é online. Isso ajudou muitos a perder o medo de reservar e comprar online.
Além disso, os hotéis compreenderam a importância de ter um Motor de Reservas integrado em plataformas de pagamento seguras para a tranquilidade do hóspede.
- Fidelidade, a chave para vendas diretas
Aqueles hotéis que tiveram seus clientes bem identificados e fidelizados puderam contar com eles para iniciar a recuperação e gerar essas primeiras reservas sem ter que se deslocar tanto para os demais canais.
Nada melhor para muitos clientes do que ir a um hotel que já conhecem para voltar à normalidade. A importância estratégica da fidelidade é demonstrada mais uma vez.
Recompensar os seus hóspedes pela escolha do seu hotel é a chave hoje, onde a oferta é voraz e eles têm muitas opções à sua escolha (com certeza o seu nível de hotel a preços mais baixos).
A função de um banco de dados eficaz por um CRM ajudará você a se organizar.
- Más experiências devido à pandemia.
Infelizmente, tem sido um tema comum que as companhias aéreas, operadoras e muitos outros atores do turismo não tenham respondido aos seus hóspedes diante de reclamações de cancelamentos ou mudanças em suas reservas nestes tempos de pandemia.
Portanto, uma boa reputação, respostas rápidas e claras em seus canais diretos são altamente valorizadas.
- Melhores condições na web do que OTAs.
Manter essa política e combiná-la ainda melhor com os benefícios da fidelização fará com que o hóspede escolha seu hotel direto.
Lembre-se da importância de o seu hotel estar associado aos Metabuscadores (Google Hotel Ads, TripAdvisor, Trivago), pois desta forma num único clique poderão ver a comparação de preços do seu hotel entre as OTAs e o seu próprio site.
- Turismo doméstico e de proximidade
Mesmo idioma e fuso horário. Como existem muitos clientes locais, é muito mais fácil entrar em contato com o hotel pela web ou por telefone para esclarecer dúvidas ou fazer uma reserva.
Por se tratar de uma ligação local, não lhes custa a ligação, ao contrário de uma ligação internacional.
Nome – Marca do hotel. É muito mais fácil reconhecer e identificar dentro da área ou região do hospedeiro, o que facilita muito a venda direta.
- Maior agilidade dos canais online para reativação rápida.
Em caso de cambio ou novidade de última hora, o hotel poderá utilizar seus canais online (web, redes sociais, WhatsApp) para comunicar a informação à sua comunidade e aos futuros hóspedes.
Por exemplo, se o hotel anunciar em um post no Instagram a sua abertura com as áreas disponíveis e promoções com um link direto para o seu motor de reservas, é muito provável que comece a receber consultas e reservas desta forma.
Conclusão
Embora as vendas diretas tenham ganhado peso ano após ano, a pandemia estabeleceu um antes e um depois para muitos e, de ser mais um canal, tornou-se o potencial mais relevante.
Muitas das mudanças ocorridas durante este período deixarão de ser temporárias e passarão a ser estruturais, oferecendo uma grande oportunidade para os hotéis consolidarem e aprimorarem ainda mais sua estratégia de canais diretos.
O importante para qualquer hotel é maximizar sua rentabilidade e criar um modelo sustentável entre vendas diretas e intermediários. Na busca por esse equilíbrio, fica evidente que a venda direta tem, e terá ainda mais a partir de hoje, um papel fundamental.