A indústria da hospitalidade lidera o desenvolvimento tecnológico para a melhoria dos processos operacionais. A implementação de novas soluções tecnológicas é muito estratégica do ponto de vista do negócio e pode promover e melhorar vários aspectos da operação do hotel.
«Esta não é uma decisão sempre errada, e quando os diferentes sistemas tecnológicos, tais como PMS, Channel Manager ou gestor de canais, motor de reservas, CRM, pricer shopper ou comparador de taxas, etc., tenham a possibilidade de integrarem-se «
Mas é muito importante ter em mente que, para maximizar os benefícios desta tecnologia, todos os sistemas devem, preferencialmente, trabalhar juntos; isto é, integrados. Este último é um fator decisivo para a operação, por isto deve ser levado em conta na seleção de ferramentas tecnológicas e, ainda que ter um único provedor para todas essas ferramentas possa ser considerada a melhor decisão, é muito mais comum que os hotéis ou estabelecimentos de hospedagem usem mais de um. Esta não é uma decisão sempre errada, e quando os diferentes sistemas tecnológicos, tais como PMS, Channel Manager ou gestor de canais, motor de reservas, CRM, pricer shopper ou comparador de taxas, etc., tenham a possibilidade de integrarem-se, porque se um deles não tem esta flexibilidade pode romper todo o processo, aumentar o trabalho operacional e, finalmente, impactar negativamente a experiência do hóspede.
«ter um channel manager, um motor de reservas, um POS, um sistema de gerenciamento de reputação e um PMS ou sistema de gestao hoteleira totalmente integrados melhora muito a transferência de dados de hóspedes, o que aumenta a eficiência e a experiência do hóspede «
Para os hoteleiros que iniciam com a implementação desses sistemas, um dos maiores benefícios é a transferência automática de informações de clientes, o que aumenta a eficiência, pois aumenta a produtividade de seus funcionários, já que não exigem tarefas manuais, como registro de dados, diminuindo o risco de erros neste registro de dados. Por exemplo, ter um channel manager, um motor de reservas, um POS, um sistema de gerenciamento de reputação e um PMS ou sistema de gestao hoteleira totalmente integrados melhora muito a transferência de dados de hóspedes, o que aumenta a eficiência e a experiência do hóspede é impactada de forma positiva; isto também terá um impacto sobre a receita da propriedade ao longo do tempo, uma vez que os clientes satisfeitos atraem mais clientes.
«um Motor de Reservas em seu próprio site, conectado a Metabuscadores como Tripadvisor, Trivago e Google Hotel e integrado ao gerenciador de canal e ao PMS, torna mais eficiente o fluxo de reservas diretas «
Obviamente, os benefícios vão muito além de apenas melhorar a transferência de dados de hóspedes. Sendo o PMS ou o sistema de gerenciamento de hotéis o centro desta integração, qualquer interface que ele tenha com outros sistemas, como um channel manager ou gestor de canais on-line, permite que o hotel baixe automaticamente as reservas que entram em qualquer canal on-line conectado a este channel manager; também permite modificar taxas e disponibilidade em tempo real e de um mesmo lugar, o que gera um aumento na produtividade. Outra integração importante é com o sistema de «ponto de venda» ou POS, uma vez que fornece uma cobrança automática de todos os consumos feitos por um hospede durante a sua estadia. Por fim, um Motor de Reservas em seu próprio site, conectado a Metabuscadores como Tripadvisor, Trivago e Google Hotel e integrado ao gerenciador de canal e ao PMS, torna mais eficiente o fluxo de reservas diretas, o que, juntamente com uma boa estratégia, pode converter Website do hotel num dos canais mais rentáveis da sua propriedade, pois o custo é mínimo em comparação com outros canais.
Antes de selecionar soluções ou ferramentas tecnológicas e além de ser guiado pelo preço, o hotel deve considerar a possibilidade de integração e adaptabilidade que estes sistemas possam ter, pois isso pode fazer a diferença durante a implementação e durante a operação.
Estar conectado de maneira oportuna é um passo essencial que um hotel deve ter para distribuir seu estoque de quartos de maneira estratégica e eficiente, mas então surgem várias dúvidas para alguns hoteleiros:
O que acontece agora que já estou conectado ao mundo? Preciso contratar mais recursos com o conhecimento para controlar essas ferramentas? Vou acabar tendo despesas maiores no final?
Fizemos essas perguntas para Cinthia Gawansky, CEO da CM Reservas, reconhecida empresa que distribui ferramentas de tecnologia hoteleira na América Latina, quem acredita que talvez há uma década a resposta teria sido sim para todas estas perguntas, mas hoje sem dúvida a resposta é outra. Com os novos sistemas integrados, como Channel Manager, motor de reservas, PMS e outros, o hotel pode treinar alguns de seus atuais funcionários para aprender a controlar eficientemente esses sistemas e, na maioria dos casos, o mesmo provedor oferece este serviço de treinamento e capacitação como um benefício adicional e sem custo. Neste caso, é assim e tanto o processo de configuração como o processo de treinamento e suporte estão incluídos na taxa acordada com o cliente. Ela também acredita que os custos implicados por estas novas ferramentas serão recuperados ao longo do tempo por meio do aumento da produtividade, da competitividade e do aumento inerente às vendas.
Conclusões
Não há necessidade de temer ao investir em tecnologia para o seu hotel, mas tenha cuidado ao selecionar seu provedor. Verifique se esses novos sistemas ou ferramentas têm a possibilidade de integração com os que você possui atualmente.
Selecione empresas com suporte, que fornecem não apenas uma solução no momento, mas que tenham suporte técnico adequado, eficiente e em seu próprio idioma.
Lembre-se que, além do PMS, um channel manager e um motor de reservas com a possibilidade de se conectar a mecanismos de metabuscadores são ferramentas fundamentais para garantir o sucesso de um hotel, independentemente de seu tamanho.