Aqueles de nós que trabalham com um Channel Manager todos os dias, conhecem os benefícios de seu uso na maximização do tempo e no trabalho e na minimização de erros (consulte nosso artigo The ABC do Channel Manager)

Mas também sabemos que é aprendizado e que, no início da prática, você aprende muitas ferramentas, que são atualizadas ao longo do tempo.

Nosso objetivo neste artigo é trazer as palavras-chave de cada Channel Manager, traduzi-las para um idioma simples de entendê-las.

Se você ainda não possui um Channel Manager, é a sua oportunidade de conhecer os principais elementos, perder o medo e talvez decidir experimentar essa ferramenta.

E se você já o possui, pode haver alguns que você não conhece e a atualização será útil.

Universal – Geral

OTA: Agência de viagens on-line: agência de vendas on-line (exemplo: Expedia, reservas, decolagem). Também chamado de portais.

Extranet: Ferramenta de administração interna (ou backoffice) de portais de vendas online. Quando uma OTA é conectada ao Channel Manager, é o Channel Manager que fornece as taxas e os valores de disponibilidade exibidos nas extranets dos portais.

GDS: Sistema de Distribuição Global são sistemas de reservas de computadores que cobrem várias áreas do setor de turismo, como passagens aéreas e reservas de hotéis. Os mais importantes são: Sabre, Amadeus, Galileo, Worldspan.

Conexão Two ways: Trilha dupla. Tipo de conexão de uma OTA com o Channel Manager que sincroniza nas duas direções: por um lado, envia atualizações de inventário (tarifas e disponibilidade) para a extranet dos portais e, por outro, baixa as reservas de cada portal quando é recebida uma reserva.

Conexão One way: Via simples. Tipo de conexão de um OTA com o Channel Manager que envia atualizações de inventário, mas não desconta a disponibilidade das reservas inseridas.

Disparidade: Discrepância entre os valores que aparecem em um portal de reserva e outro.

Tipos de tarifas negociadas entre o hotel e as OTAs.

Taxas de vendas, comissionáveis ​​ou finais: se um portal carregar taxas de vendas (comissionamento ou final), o valor carregado no Channel Manager coincidirá exatamente com o exibido na extranet do portal (desde então, a comissão será calculada pelo mesmo portal nessas taxas).

Taxas líquidas de comissão: se um portal cobrar taxas líquidas de comissão, isso implica que a taxa de comissão acordada com esse portal deve ser descontada da taxa de vendas.

Principais tipos de tarifas de hotéis.

Standard rate: É a taxa «base» da qual os planos ou promoções de taxas restantes são geralmente derivados.

Last Minute: Taxa em que os preços geralmente são mais baixos que os da tarifa padrão, pois são liberados próximo à data de check-in para alugar os últimos quartos disponíveis.

Não reembolsável: Taxa em que os preços são mais baixos do que a taxa padrão porque é aplicada uma política de cancelamento que não aceita devoluções.

BAR: Melhor tarifa disponível. Refere-se à menor taxa de tudo o que o hotel abriu.

Room Only: Plano de tarifa apenas com acomodação (café da manhã não incluído).

Ferramentas básicas.

Inventário: Quantidade e preço dos quartos disponíveis

Close to arrival – Close to departure: Estas são restrições que se aplicam ao controle do inventário do hotel. Uma restrição de COA não permite que os hóspedes cheguem nessa data específica. Quando aplicamos COD, o hóspede não pode fazer a reserva se a estadia terminar nesse dia.

Cut off days: Representa o número de dias em que o hóspede deve fazer a reserva antes da chegada.

Days before arrival: É o número de dias que restam antes da data de chegada dos convidados.

Atualização em massa: Função do Channel Manager que permite o carregamento rápido de alterações de inventário por longos períodos de tempo e dias específicos da semana.

Regras de negócios: as regras de negócios permitem vincular automaticamente os diferentes tipos de quartos ou planos de tarifas, por proporções ou valores percentuais.

Estadia mínima: Número mínimo de dias necessários para a estadia do passageiro.

Stop sell: Fechamento de vendas por um determinado período.

Hot dates: O Channel Manager é indicado como pontos importantes (demanda alta ou baixa), para que sejam destacados.

Lista de preços: Função do Channel Manager que permite a criação de taxas, que podem ser definidas por um período de datas ou dias da semana específicos ou sem períodos de aplicação para decidir posteriormente quando aplicá-las.

Competitive set: É formado por um grupo de estabelecimentos similares que competem diretamente com o seu.

Foi útil para voce?

Sabemos que esse universo contém infinitos termos a serem descobertos, mas acreditamos que os indicados neste artigo são uma base muito importante para avançar com segurança no uso de um Channel Manager.

Deseja começar a trabalhar com um Channel Manager? Ao clicar aqui, você pode acessar a um teste gratuito por 30 dias.